Este Portal segue as orientações internacionais de acessibilidade dos conteúdos web, a fim de que toda a comunidade académica das Universidades Lusíada lhe possa aceder sem discriminação e perceba o seu conteúdo.

As orientações que nos esforçamos por seguir são as Directivas para a acessibilidade do conteúdo da Web (WCAG - versão 1.0) emitidas pelo Consórcio World Wide Web (W3C) enquanto parte da Iniciativa para a acessibilidade na Web.

Todo o Portal deve satisfazer os critérios que garantem a conformidade de nível A (prioridade 1), ou seja, as normas básicas recomendadas pelas WCAG e foi construído tendo em conta as necessidades especiais do utilizador com limitações visuais, auditivas, motoras ou cognitivas.

Através das opções do seu browser pode aumentar a letra dos textos.

A estrutura das páginas web foi concebida de forma a que, em browsers para pessoas invisuais, o conteúdo seja lido antes da navegação. Esta medida permite evitar a repetição da leitura das ligações de navegação no início de cada página.

A estrutura e o visual da página estão separados. Graças à utilização de cascading style sheets e da linguagem XHTML não são utilizadas tabelas para a composição visual dos elementos. Esta medida permite o visionamento deste sítio na maioria dos aparelhos com ligação à internet, independentemente do suporte que estes tenham para imagens.

As imagens utilizadas estão, sempre que possível, devidamente legendadas.

As abreviaturas, os acrónimos e as palavras em língua estrangeira estão devidamente assinalados no código, permitindo assim uma leitura correcta nos browsers para invisuais.

Os campos de formulário têm etiquetas associadas para facilitar o seu preenchimento.

A navegação com base em tons cromáticos foi evitada, havendo sempre a preocupação de proporcionar um contraste elevado para que seja facilitada a leitura.

Este sítio não contém elementos com movimentos intermitentes.

Browsers para pessoas invisuais (screen readers)

JAWS: é um programa para a plataforma Windows que lê o ecrã. É disponibilizada uma demonstração gratuita válida por um período limitado de tempo.

IBM Home Page Reader: é um browser que lê em voz alta as páginas web. É disponibilizada uma demonstração gratuita válida por um período limitado de tempo.

Lynx: é um browser gratuito para invisuais e tem suporte para Braille.

Sugestões

Para qualquer esclarecimento ou sugestão em relação à política de acessibilidade deste sítio web utilize, por favor, o formulário da página Ajuda.

Documentos

Iniciativa Europeia sobre Info-Inclusão (2007)
Tecnologia acessível  [202 KB] (2005
Acessibilidade dos sítios Web públicos  [102 KB] (2001)