Direcção científica

Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta

Director da FCHS
Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta

Mestre João Paulo Santos de Castro Fernandes

Secretário da FCHS
Mestre João Paulo Santos de Castro Fernandes

Apresentação

A graduação em Comunicação e Multimédia da Universidade Lusíada de Lisboa está adaptada ao Processo de Bolonha.

A estrutura e a dinâmica do mundo da rádio, do cinema, do teatro, da televisão, do espectáculo, da comunicação e da área do multimédia em geral, tem vindo a evoluir, sobretudo ao longo dos últimos 30 anos, duma forma vertiginosa. Desde que a rádio e o cinema e mais tarde a televisão entraram pela primeira vez nos nossos hábitos, a sua face e a sua organização têm sofrido alterações significativas, muito provavelmente como nenhuma outra actividade humana do domínio do conjunto sociedade - tecnologia. Na realidade, o complexo mediático moderno iniciou um processo de expansão, pela primeira vez na história da humanidade, a uma escala planetária.

Hoje, a área científico-tecnológica das artes de cena e da comunicação multimédia está muito diferente do que era algumas décadas atrás. Os mercados do cinema, da televisão e da comunicação multimédia são uma realidade inegável, onde interagem uma multiplicidade de agentes, com as mais diversas funções e interesses. Neste quadro um pouco indefinido, surge a necessidade de construir para o domínio do cinema, do teatro, do espectáculo, da televisão e da comunicação, nomeadamente da multimédia, e as suas práticas, um novo perfil de licenciado, com novas competências, capaz de responder a um novo mercado de trabalho de potencialidades aliciantes, tanto no sector da realização, produção e direcção, como no da prestação de serviços e negócios, incluindo as diversas estruturas da Administração Pública ou da actividade privada.

Justifica-se assim, a necessidade de se fazerem novas opções políticas em matéria de educação nos domínios da formação inicial, que passam pelo empenho da Universidade Lusíada de Lisboa, em dar resposta às necessidades sociais, nos domínios da comunicação multimédia. Esta nova realidade, vai criar um sem número de oportunidades para as novas gerações em busca dum espaço de afirmação pessoal e profissional nomeadamente nas múltiplas áreas artísticas ligadas à rádio, ao cinema, ao teatro, à televisão, à publicidade e marketing, bem como à comunicação e ao multimédia em geral.

Regulamentação específica

Despacho n.º 11668/2006 (2.ª série), DR 104, SÉRIE II de 2006-05-30 - Registo do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.

Despacho n.º 18 226/2006, DR 172, SÉRIE II de 2006-09-06 - Adequação do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.

Objectivos

Os objectivos do curso de 1.º ciclo em Comunicação e Multimédia visam habilitar os estudantes com os conhecimentos e as competências a seguir descritos:

Na generalidade:

  • Fornecer aos estudantes os conhecimentos e ajudá-los a desenvolver autonomamente as capacidades e as competências consideradas como indispensáveis para o exercício de funções profissionais, a nível superior, nas áreas da Comunicação e do Multimédia. Tal implica o domínio dos conceitos, do vocabulário, dos equipamentos (em óptica de utilizador esclarecido), dos métodos, processos e técnicas correntemente utilizados nesse sector de actividades profissionais, numa perspectiva de correcta e eficaz utilização dos mesmos, em ambientes concretos de operação. Tudo isto é alicerçado em conhecimentos teóricos relacionados com os processos de comunicação, bem como em ciências auxiliares com relevância para a aquisição de uma competência profissional razoavelmente ecléctica e abrangente.

Na especialidade:

  • Fornecer aos estudantes os referenciais teóricos que subjazem aos processos de comunicação, da teoria da comunicação à semiótica, aos estudos sobre a imagem, o som e as linguagens da comunicação informática;
  • Habilitar os estudantes com os conhecimentos indispensáveis à compreensão e ao domínio dos processos de comunicação, tendo em conta as diferentes naturezas dos discursos utilizados (scripto, áudio, vídeo, informo e multimédia), bem como das respectivas linguagens específicas;
  • Familiarizar os estudantes com os equipamentos e os ambientes de concepção e de produção de documentos mediatizados para os meios de comunicação de massas, da imprensa à rádio e da televisão ao cinema e ao multimédia, bem como em sectores afins como os do design, do marketing e da publicidade;
  • Desenvolver capacidades críticas no tocante à avaliação da qualidade intrínseca desses produtos, bem como à estimativa da sua eficácia comunicacional;
  • Conferir aos estudantes conhecimentos de base em domínios auxiliares como a formação musical, a psicologia da arte, a gestão de projectos, os sistemas de comunicação, os recursos humanos e o direito das comunicações;
  • Desenvolver nos estudantes as capacidades individuais de comunicação escrita e oral, numa perspectiva de competência para o exercício de funções profissionais que o exijam;
  • Habilitar os estudantes com capacidades que estimulem a aprendizagem ao longo da vida, bem como, eventualmente, a prossecução de estudos de 2.º e de 3.º ciclos. 

Plano de estudos

1.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L2101 Introdução ao estudo da imagem Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2102 Introdução à gestão Gestão Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2103 Formação Musical Formação artística Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2104 Inglês Línguas Semestral 88 30 (TP) 3
L2105 Informática Informática Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2106 Teoria da comunicação Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2107 Gestão de projectos de comunicação Gestão Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2108 Introdução ao estudo do som Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2109 Psicologia da arte e expressividade Formação artística Semestral 88 30 (TP) 3
L2110 Informática aplicada Informática Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2143 Opção I - Sociologia   Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1616   60

 

2.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L2112 História da cultura portuguesa História Semestral 88 30 (TP) 3
L2113 Técnicas Áudio Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2114 Design Gráfico Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2115 Oficina de televisão Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2116 Técnicas de fotografia Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2117 História do cinema e das artes História Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2118 Realização Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2119 Produção de documentos com discurso vídeo Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2120 Oficina de iluminação Ciências da comunicação Semestral 88 30 (TP) 3
L2121 Semiótica Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2140 Opção II - Marketing turístico operacional   Semestral 160 30 (TP)+ 20 (OT) 6
 
Total 1616   60

 

3.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L2123 Oficina de multimédia digital Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2124 Características e custos de equipamentos AV Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2125 Características e custos de equipamentos multimédia Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2126 Oficina de montagem Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2127 Metodologia de investigação Ciências complementares Semestral 88 30 (TP) 3
L2128 Pós-produção e efeitos especiais Ciências da comunicação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2129 Ética e deontologia profissional Ciências complementares Semestral 88 30 (TP) 3
L2130 Gestão de recursos humanos Gestão Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2131 Direito da comunicação Direito Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2132 Projecto de produção mediatizada Ciências da comunicação  Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2144 Opção III - Publicidade e mercados   Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1616   60

Saídas profissionais

  • Actividades de comunicação e multimédia;
  • Adaptação e gestão de sistemas de difusão de informação;
  • Administração de sociedades artísticas e de multimédia;
  • Administração pública
  • Artes e multimédia;
  • Cinema, teatro, rádio e televisão;
  • Comercialização e/ou manutenção;
  • Consultadoria e investigação;
  • Direcção artística;
  • Directores comercial;
  • Empresas/organizações;
  • Ensino;
  • Gestão de recursos humanos da área artística;
  • Gestão e direcção de organizações e empresas ligadas à moda e turismo;
  • Gestão e técnicos da área de publicidade e marketing;
  • Gestão e técnicos de produtos de cinema e comunicação;
  • Gestor e técnico de eventos;
  • Múltiplas funções de gestão;
  • Produção;
  • Produtores e técnicos do pelouro artístico de autarquias e freguesias;
  • Secretariado técnico;
  • Sector industrial;
  • Técnicas e artísticas no âmbito das actividades de rádio;
  • Técnicos de luz e luminotécnia;
  • Técnicos de som;
  • Técnicos e gestores de imagem;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

Documentação

1.º ano

  • 5 Fotografias;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Atestado médico comprovativo de que não sofre de doenças infecto-contagiosas.

Restantes anos

  • 1 Fotografia;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Cópia do bilhete de identidade.

Contactos

Morada:
Universidade Lusíada de Lisboa
Secretaria
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa
 

Telefones:
+351 213 611 521
+351 213 611 550
+351 213 611 552
+351 213 611 555
+351 213 611 556

Fax:
+351 213 648 050

E-mail:
secretaria@lis.ulusiada.pt

 


Ver mapa maior