Direcção científica

Prof. Doutor Mário Caldeira Dias

Director da FCEE
Prof. Doutor Mário Caldeira Dias

Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia

Secretária da FCEE
Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia

Apresentação

As necessidades de formação detectadas  ao nível do marketing e da publicidade levaram a Universidade Lusíada de Lisboa a criar uma licenciatura que através de matérias essenciais das áreas de organização, comercialização, comunicação e estratégia permitam aos licenciados obter uma preparação sólida sob o ponto de vista científico e prático, de forma a poderem vir a gerir com sucesso as empresas ou instituições em que se venham a integrar.

É também objectivo desta licenciatura dotar os alunos de ferramentas de trabalho que lhes permitam gerir departamentos ou empresas com uma filosofia de marketing, bem como transmitir um conjunto de competências gerais e específicas que permitirão aos futuros licenciados desenvolver potencialmente uma carreira promissora na área, a nível nacional ou internacional.

Regulamentação específica

Despacho n.º 4929/2007, DR 53, SÉRIE II de 2007-03-15 - Registo do curso de licenciatura em Marketing e Publicidade ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Marketing e Publicidade.

Despacho n.º 16103-P/2007, DR 141, SÉRIE II, 2º Suplemento de 2007-07-24 - Adequação do curso de licenciatura em Marketing e Publicidade, ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa, ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Marketing e Publicidade - Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março.

Objectivos

Informação a disponibilizar oportunamente.

Plano de estudos

1.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L3201 Introdução à gestão Gestão Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3202 Matemáticas gerais Matemática Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3204 Introdução ao estudo do direito Direito Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3205 Marketing Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3206 Análise de dados Matemática Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3203 Introdução à economia Economia Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3208 Inglês Línguas Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3207 Complementos de marketing Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3210 Psicologia do consumo Ciências do comportamento Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3211 Ética Ciências complementares Semestral 88 30 (TP) 3
L3209 Cultura Portuguesa Ciências complementares Semestral 88 30 (TP) 3
 
Total 1616   60

 

2.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L3217 Estatística Matemática Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3218 Comunicação Ciências do comportamento Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3212 Comportamento organizacional Ciências do comportamento Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3213 Direito económico Direito Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3214 Publicidade e mercados Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3216 Psicologia social Ciências do comportamento Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3215 Gestão de equipas, conflito e negociação Ciências do comportamento Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3219 Estudos de mercado Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3220 Marketing industrial e dos serviços Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3221 Sociologia Ciências do comportamento Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1600   60

 

3.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L3222 Comércio electrónico Tecnologias da informação Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3223 Gestão de recursos humanos Gestão Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3224 Complementos de publicidade e mercado Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3225 Lançamento de novos produtos Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3226 Planificação estratégica dos media Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3227 Gestão de produto e marca Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3228 Estratégia empresarial Gestão Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3229 Gestão comercial e das vendas Gestão Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3230 Auditoria em marketing Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L3231 Projecto  Marketing e publicidade Semestral 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1600   60

Saídas profissionais

  • Analista de Mercado
  • Consultor
  • Director Comercial
  • Director Criativo
  • Director de Departamento de Marketing
  • Director de Eventos
  • Director de Marketing Directo
  • Director de Media
  • Director de Publicidade
  • Director de Relações Públicas
  • Director de Vendas
  • Gestor de Marca e de Loja
  • Promoções e Merchandising
  • Investigador
  • Professor

Documentação

1.º ano

  • 5 Fotografias;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Atestado médico comprovativo de que não sofre de doenças infecto-contagiosas.

Restantes anos

  • 1 Fotografia;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Cópia do bilhete de identidade.

Contactos

Morada:
Universidade Lusíada de Lisboa
Secretaria
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa
 

Telefones:
+351 213 611 521
+351 213 611 550
+351 213 611 552
+351 213 611 555
+351 213 611 556

Fax:
+351 213 648 050

E-mail:
secretaria@lis.ulusiada.pt

 


Ver mapa maior