Direcção científica

Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio

Director da FAA 
Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio

Apresentação

Os novos contextos económicos, políticos e sociais contribuíram para acelerar a mudança de paradigma nos cenários de produção - consumo, à escala global. A adaptação a esta nova realidade pressupõe criar, urgentemente, condições para o crescimento económico e, simultaneamente, estimular novas práticas de consumo. Ou seja, implica configurar visões de futuro e desenvolver estratégias inovadoras de investigação e desenvolvimento com vista à produção, internacionalização e lançamento de bens e serviços transaccionáveis, únicos e sustentáveis.

Ser inovação, por via do design, é um imperativo reconhecido pelos 'players', mas que nem sempre tem passado à prática com a eficácia desejável. Por essa razão, ainda é visto com alguma desconfiança. As competências distintivas operativas capazes de gerar valor e significado, de um modo sustentado são as competências cada vez mais valorizadas pelo mercado; num futuro próximo serão as mais procuradas, porque a competitividade e o sucesso das organizações depende, quase exclusivamente, delas. É urgente incutir confiança nos 'players' através de profissionais altamente qualificados, conhecedores das diversas realidades, capazes de colaborar activamente na reinvenção de novos contextos industriais e de novas práticas - reinventar a indústria e os processos, rever e encontrar as novas necessidades dos utilizadores, descobrir as oportunidades e implementar as melhores soluções estratégicas de produto / serviço, de comunicação, de ambientes e de experiência, centradas no utilizador.

A Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa (FAA/ULL), ciente deste desígnio e consciente da sua responsabilidade social no ensino do Design através da investigação, propõe um desafio a todos aqueles que se sintam motivados para serem parte activa na mudança: fazer parte de uma comunidade intelectual que reveja no mestrado em Design e no mestrado em Design do Produto a oportunidade para participar numa “fábrica de ideias” e aí desenvolver as competências técnicas, de liderança e de empreendedorismo em processos estratégicos de inovação e design.

O corpo docente do mestrado em Design e do mestrado em Design do Produto é constituído por professores qualificados e experientes, quer no ensino na área científica quer no exercício da prática profissional em design. Contribuirão para inspirar e desenvolver nos alunos / investigadores as competências mais adequadas nas componentes curriculares e nos projectos de investigação subsequentes, para a obtenção da qualificação e do grau de Mestre na área científica e no tema escolhido para investigar.

A  FAA/ULL está a procurar, entre as organizações com maior potencial para a inovação, aquelas que poderão estar directamente envolvidas nos projectos de investigação dos nossos alunos de mestrado. As parcerias entre a universidade e as empresas constituem uma estratégia para aproximar interesses e fazer convergir os objectivos a atingir nos processos de investigação, de modo a alcançar o sucesso e a abrir espaço para novas oportunidades de colaboração.

Estes novos profissionais, mestres em Design e mestres em Design do Produto pela Universidade Lusíada de Lisboa estarão em condições de competir no mercado global de trabalho; serão capazes de inspirar e liderar equipas multidisciplinares e criativas de inovação e design, de visionar o futuro, de descobrir conceitos únicos com valor e significado, e de lançar no mercado novos produtos e serviços sustentáveis, focados nos utilizadores.

Regulamentação específica

Despacho n.º 20701/2009, D.R. n.º 178, Série II de 2009-09-14 - Publicita a autorização de funcionamento e o plano de estudos conducente ao grau de mestre em Design do Produto.

Objectivos

O Mestrado em Design de Produto (mdp'13) é focado na inovação e no lançamento para o mercado de sistemas integrados de novos produtos e / ou serviços, através de uma determinada organização (parceira do mdp’13, ou não).

As grandes áreas temáticas a considerar são: inovação, design de sistemas, equipamento, produto, serviço, comunicação, 'branding' e novos media (a intercepção entre as áreas é uma possibilidade que se pretende incentivar e explorar). O foco de desenvolvimento de competências será ao nível da liderança e empreendedorismo, design thinking, tecnologias web e processos de gestão para lançamento de novos produtos / serviços. A didáctica será centrada nos métodos 'active' – 'student-centred' – 'participatory' – 'informal learning approach', incentivadores de reflexão e discussão de modo a envolver os alunos em tarefas de análise, síntese e avaliação. O projecto será também a estratégia para cruzar a teoria com a prática e para desenvolver, em extensão e em compreensão, o conceito de design de produto a investigar. A aprendizagem assentará na experimentação em ambiente colaborativo, em regime pós-laboral.

O mdp’13 consistirá num processo de investigação e desenvolvimento teórico-prático (projecto), ainda que possam ser aceites projectos de dissertação eminentemente teóricos.

Plano de estudos

1.º Ano
Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS Obs.
Total Contacto
Cultura do Projecto
Prof. Doutor Marco António Neves da Silva
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Linguagem da Criatividade
Prof.ª Doutora Arqt.ª Maria Leonor Morgado Ferrão de Oliveira
Ciências Sociais Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Design de Serviços*
Prof. Doutor Arqt. Paulo Jorge Maldonado Carvalho Araújo
Design de Espaços Relacionais*
Prof.ª Doutora Graça Maria Pedroso Nunes
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Sustentabilidade
Prof. Doutor José Andrade Vicente
Ciências Sociais Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Direcção de Design
Prof. Doutor Arqt. Paulo Jorge Maldonado Carvalho Araújo
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Materiais, Tecnologias e Prototipagem
Prof. Doutor Pedro Paulo Eugénio de Oliveira
Tecnologias Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Design e Materiais*
Prof. Doutor Arqt. Alberto Cruz Reaes Pinto
Design e Interacção*
Prof. Doutor Marco António Neves da Silva
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Metodologias
Prof. Doutor Arqt. Fernando José Carneiro Moreira da Silva
Ciências Sociais Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
 
Total: 1600   60  

 
* unidades curriculares opcionais

2.º Ano
Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS Obs.
Total Contacto
Dissertação/Trabalho de Projecto Design Anual 1600 50 (OT) 60  
 
Total: 1600   60  

Destinatários

De acordo com o ponto 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 74/2006, podem candidatar-se ao mestrado:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Horário

Informação a disponibilizar oportunamente.

Propinas

A informação relativa a propinas e respectivas normas de pagamento poderá ser obtida junto dos serviços do Instituto Lusíada de Pós-graduações

Documentação

  • Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada)
  • Curriculum Vitae
  • Bilhete de Identidade (fotocópia)
  • Fotografias (3)

Contactos

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 604
+351 213 611 605
+351 213 611 606
+351 213 611 644

Fax:
+351 213 647 920

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt


 

Anos lectivos anteriores: