Direcção científica

Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta

Director da FCHS
Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta

PProf.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos

Directora do IPCE
Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos

Apresentação

Informação a disponibilizar oportunamente.

Regulamentação específica

Despacho n.º 20710/2009, DR n.º 178, Série II, de 2009-09-14 - Publicita a autorização de funcionamento do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação, Inclusão e Necessidades Especiais da Universidade Lusíada de Lisboa

Objectivos

Os objectivos deste ciclo de estudos, conducente à atribuição do grau de mestre em Educação, Inclusão e Necessidades Especiais, visam dotar o discente de conhecimentos e capacidades de compreensão que, na sequência dos conhecimentos e competências obtidas ao nível do 1.° ciclo:

  • O habilitem a saber aplicar os seus conhecimentos e as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
  • O habilitem a adquirir capacidades para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam ou condicionam essas soluções e esses juízos;
  • O habilitem a adquirir as capacidades de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • O habilitem com competências e conhecimentos que lhe permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Este 2.° ciclo de estudos visa, ainda, dotar os alunos de aptidões globais mais especializados, propiciadoras de desempenhos profissionais mais credenciados, bem como da aquisição de conhecimentos e competências habilitantes à natural progressão científica e académica. A formação de mestres representa, para o mercado de trabalho, para a investigação e para o país uma mais-valia importante para o desenvolvimento e o progresso, quer em termos específicos, quer em termos gerais, sejam científicos, sejam sociais.

Plano de estudos

1.º Ano
Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS Obs.
Total Contacto
Educação especial, inclusão e cidadania
Prof. Doutor João José da Silva Pissarra
Serviço Social Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
Enquadramento legal de medidas de protecção em educação
e reabilitação
Prof.ª Doutora Marta Andrea Matos Costa
Direito Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
Teoria social e crítica da educação e reabilitação psicossocial
Prof. Doutor José António Baião Carochinho
Educação Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
Metodologias de investigação científica
Prof.ª Doutora Marina Manuela Santos Antunes
Psicologia Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
Questões éticas em educação inclusiva
Prof.ª Doutora Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória 
Serviço Social Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
Intervenção precoce
Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
Educação Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
Mediação, interdisciplinaridade e intervenção em rede
Prof.ª Doutora Maria Irene Lopes Bogalho de Carvalho 
Psicologia Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
Técnicas de reabilitação e inclusão: utilização das novas tecnologias de informação e comunicação / avaliação e programação / emoção e expressão e intervenção
Prof. Doutor António Martins Fernandes Rebelo
Psicologia Semestral 200 15 (TP) + 20 (OT) 7,5  
 
Total: 1600   60  

 

2.º Ano
Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS Obs.
Total Contacto
Desenvolvimento da Dissertação/Projecto Educação Semestral 800 45 (OT) 30  
Desenvolvimento da Dissertação/Projecto Serviço Social Semestral 800 45 (OT) 30  
 
Total: 1600   60  

Destinatários

De acordo com o ponto 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 74/2006, podem candidatar-se ao mestrado:
 

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Horário

Informação a disponibilizar oportunamente.

Propinas

A informação relativa a propinas e respectivas normas de pagamento poderá ser obtida junto dos serviços do Instituto Lusíada de Pós-graduações

Documentação

  • Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada)
  • Curriculum Vitae
  • Bilhete de Identidade (fotocópia)
  • Fotografias (3)

Contactos

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 604
+351 213 611 605
+351 213 611 606
+351 213 611 644

Fax:
+351 213 647 920

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt


 

Anos lectivos anteriores: