Direcção científica

Prof. Doutor Ricardo Nuno Futre Pinheiro

Prof. Doutor Ricardo Nuno Futre Pinheiro

Dr. Nuno Alexandre Pinto Ribeiro da Costa

Apresentação

Este curso considera, particularmente, o processo de composição e a percepção sobre o papel da música num filme.

Objectivos

Procura desenvolver o entendimento entre o realizador e o compositor, fazendo com que estes possam partilhar a mesma "linguagem". Apesar de não serem exigidos ao aluno conhecimentos musicais avançados após completar com sucesso esta cadeira, este terá uma perspectiva muito mais crítica na relação entre as imagens e a música, já que terá analisado, no decorrer do ano lectivo, várias situações que foquem essa conexão. O aluno terá uma nova perspectiva sobre as várias carreiras pelas quais poderá optar neste meio, assim como uma conceptualização sobre auto-disciplina, como cumprir prazos e gerir o seu tempo.

Destinatários

Destina-se a músicos, aspirantes a uma carreira no cinema e/ou televisão e a todos os interessados em estender o seu vocabulário e conhecimento na área da música para cinema.

Titulação

Os alunos inscritos que obtenham aprovação em todas as unidades curriculares terão direito à passagem de um certificado comprovativo da conclusão do respectivo curso.

Plano de estudos

Tema Horas
1. Introdução. -
  1.1. História da música: breve descrição sobre os vários movimentos artísticos até aos finais do séc. XIX (pré-renascimento, renascimento, barroco, classicismo, etc.) e a sua importância na música de hoje. Excertos musicais e os compositores mais importantes que marcaram uma era. -
  1.2. Música do século XX: movimentos artísticos desde o último quartel do século XIX até aos dias de hoje (pós-romantismo, neoclassicismo, e outras novas correntes). -
    1.2.1. O Jazz: história concisa sobre os primórdios deste estilo até aos dias de hoje. A sua influência no rock, pop, soul, hip-hop e outras tendências musicais da actualidade. -
  1.3. História das bandas sonoras: o desenvolvimento e modernização da música concebida única e exclusivamente para ficção ao longo do século XX. -
2. Produção. -
  2.1. As várias carreiras musicais relacionadas com cinema e a sua importância: função do compositor, editor musical, orquestrador, arranjador, entre outros. -
  2.2. Efeitos visuais e terminologias musicais. -
  2.3. Debate sobre os procedimentos e técnicas de análise na relação imagem/música: visualização de excertos de filmes com e sem música. -
  2.4. Composição da música para um filme: um olhar sobre os vários procedimentos a ter em conta na criação de uma banda sonora. -
  2.5. Múltiplas análises e críticas de cenas e excertos importantes na história do cinema, onde estejam patentes as várias funções dramáticas da música. -
3. Música. -
  3.1. Função primária/secundária da música num filme: o uso de música original, música de fundo, que contenha ambas utilidades, etc. -
  3.2. Imagens versus música: visualização de documentários, musicais e filmes de animação. -
  3.3. Estilo e estética: o poder da música de nos transportar no tempo e no espaço. Exemplos de adaptações no cinema actual. -
  3.4. Debates com outros estudantes e/ou profissionais deste meio, com o intuito de responderem a questões e discutirem as suas abordagens. -
  3.5. Análise de partituras: as tarefas dos diferentes instrumentos numa composição musical. -
  3.6. Revisão dos objectivos propostos no início do ano lectivo. -

Docentes

  • Dr. Nuno Alexandre Pinto Ribeiro da Costa

Avaliação

Realização de dois projectos escritos e dois projectos práticos. A saber:

1. Projectos escritos:

1.1. Função dramática da música no filme: serão dados a escolher vários filmes aos alunos, dos quais estes terão que analisar duas cenas. O objectivo será identificar qual a função da música, assim como sugerir um diferente tipo de abordagem;
1.2. Escolha da música para um filme: serão fornecidos excertos de filmes sem som para que os alunos possam identificar e escolher as cenas que devem ter música. Deverão referir a duração de cada música, a estética e a espécie (primária/secundária).

2. Projectos práticos:

2.1. Composição para excerto de documentário sobre a vida selvagem com uma duração de cerca de 01H30. Como primeiro projecto, o aluno terá apenas que transmitir musicalmente as imagens, com poucos requisitos por parte do realizador;
2.2. Composição para excerto da série "Cupid" com uma duração de cerca de 02H00. O objectivo será criar um tema com dois ambientes diferentes que realcem e definam a carga dramática e os personagens presentes na cena.

Este regime de avaliação exige uma presença mínima em 70% do tempo lectivo.

Horário

Pós-laboral.

Duração

O curso tem a duração de 20 horas lectivas.

Propinas

A informação relativa a propinas e respectivas normas de pagamento poderá ser obtida junto dos serviços do Instituto Lusíada de Pós-graduações.

Documentação

  • Formulário de candidatura
  • Curriculum vitae
  • Certificado de licenciatura (original ou fotocópia autenticada)
  • Bilhete de identidade / Cartão de cidadão (fotocópia)
  • Número de Identificação Fiscal (fotocópia)
  • Fotografias (3)

Contactos

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 604
+351 213 611 605
+351 213 611 606
+351 213 611 638
+351 213 611 644
+351 213 611 559
+351 213 611 596

Fax:
+351 213 647 920

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt