O que é?

O Suplemento ao Diploma é um documento adicional, ou complementar, ao certificado ou diploma original que confere o grau de licenciado ou pós-graduado, numa determinada instituição de ensino superior.

O seu objectivo é fornecer dados suficientes e independentes que permitam, internacionalmente e de forma transparente, o reconhecimento académico e profissional das qualificações atribuídas pela referida instituição de ensino.

O Suplemento destina-se igualmente a descrever a natureza, o nível, o contexto, os conteúdos e o estatuto quer dos programas de estudo realizados, com êxito, pelo titular do diploma quer da própria instituição que os ministra, facilitando, pelas suas características, a sua compreensão ou interpretação fora do país a que pertence a entidade que emite o certificado e atribui a qualificação.

Este documento, pela sua composição e estrutura informativa, permite uma correcta avaliação da qualificação académica em causa e será emitido pela Universidade Lusíada de Lisboa em versão bilingue, concretamente, em português e em inglês.

O Suplemento ao Diploma deve ser emitido conjuntamente com o certificado de curso ou diploma original, estando  isento de quaisquer custos adicionais. Os princípios reguladores que orientaram a criação deste documento têm a sua origem nos artigos 38.º a 42.º do Decreto-Lei n.º 42/2005, D.R. n.º 37, Série I-A, de 2005-02-22, e na Portaria n.º 30/2008, D.R. n.º 7, Série I, de 2008-01-10, e segue o modelo concebido e desenvolvido pela Comissão Europeia, pelo Conselho da Europa e pela UNESCO/CEPES.

Este Suplemento não é um sistema automático que garanta o reconhecimento, não é um substituto ou uma transcrição da qualificação original e não é um curriculum vitae.