Submissão de textos

Para garantir que o processo editorial do texto a ser submetido seja rápido e eficiente, é importante que, antes de ser enviado para a Revista, os autores deverão ter em conta alguns pontos. Revisão cuidadosa do texto com relação às normas da Revista, à correção da língua portuguesa ou outro idioma e aos itens que devem compor a sua submissão:

Normas de publicação:

  • Texto espaço duplo
  • Tipo letra times new roman, tamanho 12
  • normas; citações e referências adequadas às normas da APA

A submissão deve incluir:

  1. resumo
  2. palavras-chave
  3. abstract
  4. keywords
  5. resumem
  6. palabras-clave
  7. título pleno em Português, Inglês e Espanhol/Francês*
  8. título abreviado em Português, Inglês e Espanhol/Francês*
  9. Notas e Anexos se inevitáveis
  10. Figuras e Tabelas no final do texto, após as referências.

*Se o autor tiver dificuldade em enviar o resumo em português por ter outra lingua materna indique este aspecto na carta de submissão.

Siga atentamente os seguintes passos:

Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelo editor. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis pela Revista Psicologia da Criança e do Adolescente serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer.

Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Em qualquer desses casos, o autor será comunicado.

Para efetivar a publicação é necessário, ainda, que todas as alterações realizadas pelos) autores), sejam discriminadas, informadas/destacadas no texto revisado, que deve ser enviado por email.

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.

A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.