Psicoterapia de Grupo
Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite
1.º ano
-
20036
Semestral
Obrigatória
Teórico-Práticas
4 horas
-
Nenhuns
Português
5
A cadeira de Psicoterapia e Aconselhamento tem como objectivo central dar a conhecer aos alunos os fundamentos teóricos e a metodologia básica da Psicoterapia de Grupo, nas suas várias aplicações. Esta cadeira constitui uma introdução ao tema proposto, cujo conteúdo abarca várias correntes teóricas e diversos contextos de aplicação. Assim, o objectivo central da cadeira desdobra-se nos seguintes objectivos específicos:
Programa [pdf
]
-
Tendo esta cadeira uma vertente teórica e uma vertente prática, concebida segundo um modelo de formação experiencial em ciências humanas, a presença e participação nas aulas é essencial para que os alunos assimilem o conteúdo da cadeira e o articulem com o conteúdo das restantes cadeiras na devida progressão. Logo, a assiduidade e participação nas aulas serão amplamente tidas em consideração na avaliação final da cada aluno.
A avaliação da cadeira de Aconselhamento e Psicoterapia será feita através de uma a) uma Frequência ou Exame Final, b) de um Trabalho Escrito Individual e c) da avaliação da presença e participação nas aulas práticas, para aqueles alunos que escolherem o regime A de avaliação, descrito no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada.
Regime A - De acordo com os Artigos 7°, 10°, 12°, 13° e 14° do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos da Universidade Lusíada, a nota final do aluno em Regime A será calculada através da melhor das duas possibilidades seguintes:
Nota da prova escrita final
Média Aritmética das notas da prova final e de avaliação
Ainda dentro dos parâmetros do Regime Geral de Avaliação, a nota de avaliação será calculada da seguinte forma:
Nota do trabalho - 50%
Assiduidade e participação nas aulas práticas – 50%
Regime B - Para os alunos que escolherem ser avaliados em regime B, a nota da cadeira corresponderá integralmente à nota obtida no Exame Final.
Elementos de Avaliação para os alunos em Regime A
Cada aluno terá oportunidade de participar num grupo de discussão e de observar um outro grupo de discussão. A nota de avaliação distribuir-se-á da seguinte forma:
a) Participação e assiduidade nas sessões do grupo de discussão de que cada aluno faz parte
b) Relatório final escrito, sobre o grupo que o aluno observou ao longo do semestre
Descrição do Trabalho Escrito Individual:
O trabalho escrito é um trabalho individual e constitui um relatório final de observação e análise do processo de grupo, centrado no grupo de discussão que cada aluno observou.
Todas as semanas, cada aluno deverá tomar notas, tão exaustivas quanto possível, de registo do grupo que observaram. Estas notas serão para uso exculsivo do aluno na elaboração do seu relatório final.
Data de entrega do trabalho: 1 (turma A) ou 2 (turma PL) de Junho de 2005
O conteúdo do relatório final resulta da integração da leitura da binliografia recomendada com as notas semanais de observação do grupo. Com base nestes dois tipos de informação, o aluno deverá descrever e analisar o processo do grupo observado, de acordo com os seguintes parâmetros:
Temas ou assuntos recorrentes (manifestos ou latentes)
Descrição geral e resumida dos aspectos centrais do conteúdo das sessões
Características do grupo
Comunicação e desempenho da(s) tarefa
Processo de desenvolvimento efectuado pelo grupo como um todo
Identificação de papéis desempenhados pelos membros que tomaram forma no grupo
Aspectos de realce em relação a certos membros e ao seu desenvolvimento pessoal no grupo
O líder – estilo, intervenções, relação líder-grupo ou outros aspectos pertinentes
Reflexão Pessoal – Secção de comentário pessoal sobre a experiência de observação e de participação no seu próprio grupo
MUITO IMPORTANTE!
Este relatório deverá resultar de um trabalho de observação, mas também de reflexão e aplicação dos conceitos teóricos e técnicos descritos nos livros.
Portanto, o relatório NÃO DEVE SER:
- Nem o somatório das notas semanais,
- Nem uma mera opinião pessoal do aluno sobre o outro grupo,
- Nem a avaliação do desempenho do grupo ou de qualquer dos seus membros.
Apenas numa última secção – o anexo ou “epílogo” – o aluno deverá então tecer alguns comentários de reflexão pessoal sobre a sua experiência como observador e também a sua experiência de participação no seu próprio grupo: Processamento da sua experiência pessoal do processo como um todo, desenvolvimento pessoal que possa ter ocorrido para o aluno, papéis desempenhados e aprendizagens que tenha efectuado.