Recursos Humanos
Prof.ª Doutora Maria Manuel Semedo Carmelo Rosa Valadares Tavares
1.º ano
-
20047
Semestral
Obrigatória
Teóricas, Teórico-Prática e Práticas
5 horas
Pós-Laboral
Nenhuns
Português
6
A disciplina de Gestão de Recursos Humanos tem como um dos seus objectivos habilitar os alunos a compreender a importância e papel do recurso humano nas organizações do nosso tempo e as estratégias e políticas desenvolvidas pelas mesmas, para obterem e utilizarem, de forma produtiva, os recursos humanos de que precisam. Conseguir atrair, manter e pôr a funcionar de forma rentável um sistema de recursos humanos adequado aos objectivos e estratégias prosseguidas por cada organização é, pois, a missão desta função organizacional que se designa Gestão de Recursos Humanos.
Depois, é também propósito desta disciplina abordar e comentar com os alunos as problemáticas que se relacionam com a Gestão de Recursos Humanos nas organizações de hoje – produtividade, dowmsizing, outsourcing, flexibilização da relação laboral, liderança, trabalho em equipes, especialização versos integração funcional e polivalência, robotização e informatização versos trabalho humano, deslocalização das empresas para zonas de trabalho mais barato, exigência de dedicação total à organização, etc.
Finalmente, visa a mesma apresentar a função organizacional denominada Gestão de Recursos Humanos, como ela se configura na actualidade, referindo os seus objectivos, realidades em que interfere, responsáveis, suas funções e responsabilidades (dando especial ênfase às responsabilidades e papel do gestor), e mencionando os seus modos de intervenção e as actividades que se desenvolvem no seu âmbito, processos e técnicas.
Programa [pdf
]
A metodologia da disciplina inscreve-se nas metodologias activas em que o aluno é o actor principal da sua formação, partindo do seu nível de conhecimentos e motivações e desenvolvendo-se-lhe o interesse em aprofundá-los. Os professores procurarão suscitar o interesse por esta função organizacional e fornecer a informação para esclarecer os alunos no que a ela respeita.
Nas aulas teóricas, trabalham-se os conceitos, teorias, modelos e ferramentas técnicas utilizadas no âmbito desta função organizacionalNas aulas práticas, os alunos serão acompanhados pelos docentes na elaboração de um trabalho escolhido de temas que lhe serão propostos pela equipe docente respeitantes a questões actuais relativas à Gestão de Recursos Humanos.
-