Login
Senha
O Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL) é a mais antiga instituição de ensino superior privado em Portugal no domínio do Serviço Social.
O seu percurso histórico remonta a 1935, ano da sua criação, e, desde então, não deixou de intervir na formação para a intervenção social, sempre prosseguindo uma lógica assente na qualidade do ensino.
Vista panorâmica da Cafetaria da Universidade Lusíada de Lisboa. (Fotografia de Costa Alves, 2006)
A sua história fica, pois, indelevelmente marcada na história social do país e, por consequência, no rumo e na dinâmica da intervenção social em Portugal. No Estado Novo, o percurso ficou marcado pela intervenção na área social, muitas vezes à revelia do poder instalado, desafiando-o até, e não abdicando da acção que lhe competia exercer.
O 25 de Abril de 1974, ao quebrar com o imobilismo social do Estado Novo, ainda que, muitas vezes com excessos político-ideológicos, impôs ao ISSSL um novo rumo e uma nova dinâmica, sempre preocupado com a qualidade do ensino, com a investigação e intervenção social e com o desenvolvimento académico e pessoal dos seus discentes.
A história mais recente, não foi, contudo, a mais favorável para o ISSSL. Os novos tempos e os novos interesses, sobretudo por parte de algumas instituições de ensino superior mais preocupadas com a solução económica de curto prazo do que com a qualidade de formação para a intervenção social, criaram constrangimentos inconciliáveis com a sua manutenção como escola orientada em exclusivo para a formação em Serviço Social.
Alguns constrangimentos conduziram à necessidade de se estabelecerem parcerias, com vista à garantia da continuidade da mais antiga Escola de Serviço Social de Portugal. Foi, neste contexto, que em 2006 o ISSSL se integrou na Universidade Lusíada de Lisboa, como unidade orgânica autónoma, mantendo a sua identidade e adquirindo a dimensão universitária que lhe faltava.
Continuando o percurso que já se havia iniciado poucos anos antes, criaram-se novos cursos de licenciatura, de pós-graduação, de mestrado e de doutoramento.
Pormenor de uma sala de aulas da Universidade Lusíada de Lisboa. (Fotografia de Costa Alves, 2006)
No âmbito da aposta na formação, apresentou o ISSSL, junto da Direcção-Geral do Ensino Superior, pedidos para leccionação em áreas de formação com grande impacto na sociedade portuguesa, como é exemplo o domínio da intervenção social.
Quanto às pós-graduações, estas dirigem-se aos aspectos mais prementes da intervenção social e das necessidades dos profissionais da área da intervenção social.
Uma das tradições continuadas é, sem dúvida, a das parcerias com outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais, de que resulta um conjunto de convénios, cuja acção e concretização é evidente na mobilidade de professores e alunos e nas acções conjuntas levadas a efeito.
Pormenor da fachada e do jardim da Reitoria da Universidade Lusíada de Lisboa. (Fotografia de Costa Alves, 2006)
Nesta dimensão, adquire importância determinante o Convénio celebrado com a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, em vigor desde 2006, e cuja proficiência se mede pelo sucesso das pós-graduações aí leccionadas em parceria, nomeadamente as de Administração Social, Gerontologia Social, Intervenção Social em Crianças e Jovens em Risco Social e Educação Sexual na Família e na Comunidade.
O ISSSL continua, desta forma, a afirmar-se pela qualidade de ensino e pelo desenvolvimento científico e pedagógico ao serviço da intervenção social, em geral, e do serviço social, em particular.
O futuro afigura-se, pois, auspicioso, garantia da perenidade desta instituição que muito tem contribuído para o ensino e preparação dos interventores sociais em Portugal. Exemplo disso é a condecoração atribuída ao ISSSL por Sua Excelência o Presidente da República, no dia 10 de Junho de 2008, que teve como objectivo galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino - Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública.